Bandeira Vermelha e Negra da FASP

Bandeira Vermelha e Negra da FASP
Bandeira da Federação Anarquista de São Paulo

A Confederação

" Quando a Confederação chegar nenhum muro, casa, apartamento, Status Cow, propriedades, radicais e trabalhos vão separar você de você que sera o carrasco e a vitima de você mesmo.
Por tanto se amem e sejam felizes, pois os bons frutos seram multiplicados e os maus frutos serão punidos em meu jardim.
Estou cansado de ganhar almas de Ingratos que ganharam tudo isto aqui e me prodizem maus frutos no paraizo. "

The Proibid

A Coluna Anarquista Organicista

A Federação Anarquista é a Espinha Dorsal do Anarquismo

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

" A Corrente Libertária "



Foto do inquebrável Camilo Cienfuegos, membro da Tendência Libertaria em Cuba que protagoniza os Movimentos de Libertação pela América Latina.

O Movimento Libertário existe muito antes do que seria conhecido por Anarquismo e é este uma corrente que agrega até hoje não só Anarquistas, mas grupos de orientação diversas.
Poderíamos sim dizer que este tem dois grupos principais e importantes e divergentes nesta corrente:
1. Os Movimentos de Libertação;
2. O Libertarismo.

Os Movimentos de Libertação existem em toda nobreza do escravo que se revolta contra toda a opressão e contra todo explorador. Como as diversas rebeliões em todo o mundo, como exemplo histórico a Revolta de Spartacus.
Nestes movimentos de libertação existem diferentes desdobramentos em varias partes do mundo, que confere a cada um em especial um caráter particular.
Na América Latina é um movimento por exemplo que agrega mais de uma tendência e é em Cuba que uma tendência libertária, protagonizada por Camilo Cienfuegos, filho de anarquistas e imigrantes espanhóis, da inicio a uma guerrilha sobre a bandeira vermelho e negra da revolução social comunista libertária ou conhecida como o sonho espanhol.
Esta guerrilha será a mãe dos movimentos de libertação nacional na África como em Angola que tornou a bandeira vermelha e negra sua bandeira nacional e na América Latina como o Sandinismo ( em referencia a Sandino líder Anarquista ) na Nicarágua, o Magonismo no México, a OPR 33 e os Tupamaros no Uruguai.
Na América Latina é muito nítido a presença Socialista Libertária entre os movimentos de libertação como na atualidade o Zapatrismo ou EZLN sobre a Bandeira Negra da Revolução Social, que sempre fora adotada pelos Anarquistas.

O 2º grupo conhecido como Libertarismo é formado por liberais radicais e influenciou muito os movimentos republicanos principalmente na América do Norte.
Segundo a teoria política, o Libertarianismo ou libertarismo é a corrente política que defende que o melhor governo é aquele que governa o mínimo possível; a função do estado deve ser apenas a de impedir a violação dos direitos humanos naturais (vida, liberdade e propriedade). Por outras palavras, os indivíduos devem ser livres para fazer tudo aquilo que desejem fazer, desde que não violem o direito dos outros a exercer o mesmo direito. O papel do governo é o de proteger esse direito.
Para os libertarianos, direitos como o direito à alimentação, à habitação e à saúde não são obrigações que podem ser impostas pelo Estado (ou seja, a outros cidadãos); só temos direito à vida, à justiça, e a fazer o que nos apetecer com os meios que temos ao nosso dispor e desde que isso não impeça os outros de exercerem o mesmo direito.
Assim, as funções do governo poderão incluir a manutenção de um sistema de justiça, da polícia, do exército e eventualmente algumas outras funções vitais. Mas, segundo os libertárianos, o governo nunca deverá ser responsável pela criação de escolas, pela regulamentação da economia e programas de ação social. Nem poderá restringir a liberdade de expressão, a liberdade sexual, o jogo ou outros do chamados crimes sem vitimas.
Uma sociedade libertarianista é uma que não tem uma autoridade monopolista fazendo e impondo a lei, mas não é uma sociedade sem regras ou padrões.
Qualquer um que faça um ataque direto a uma pessoa ou propriedade pode ser processado (e provavelmente o será) por qualquer um que queira, obviamente com a obrigação de justificar seus próprios atos, que devem estar de acordo com o princípio da não-agressão. Os promotores (ou acusadores) não podem fazer nada além de:
* parar o ataque
* exigir pagamento por quaisquer danos que tenham sido feitos
* fazer o que for necessário para que casos graves de agressão não ocorram mais.

Existem duas versões do Libertarianismo, o minarquismo e os chamados de anarco-capitalismo. Os minarquistas defendem o estado mínimo com tribunais, uma força policial e um exército como forma de proteger os direitos naturais dos indivíduos ou conhecido pelo libertários Socialistas por darwinismo social. Os anarco-capitalistas opõem-se a qualquer tipo de estado pois consideram que, embora o estado exista para proteger os direitos naturais, ele acaba por violar esses direitos, por exemplo através dos impostos. Os anarco-capitalistas defendem polícias privadas que competiriam no mercado de indivíduos em busca de proteção dos seus direitos e tribunais privados que competiriam no mercado da resolução de conflitos entre indivíduos.
O termo Libertarianismo (Libertarismo) está marcado pelo panorama político americano. Noutras partes do mundo, como na Europa, um libertarista é geralmente chamado de liberal. No entanto, nos EUA o termo liberal é aplicado a quem no resto do mundo poderia passar por um social-democrata, socialista ou um liberal social.
Em sua grande maioria o libertarianismo defende os princípios do liberalismo, enquanto o 1º grupo tem em sua defesa os princípios do Socialismo ou em especial os Anarquistas os princípios do Socialismo Libertário.
Os Socialistas defendem a mudança nos meios de produção sobre controle dos trabalhadores e os libertaristas o totalitarismo de mercado que regulariza toda a vida social.
Ambos grupos falam em federalismo, mas como tem bases políticas diferentes para a economia, se desenvolve também propostas distintas de federalismo político.
O ponto de convergência é o principio de liberdade, mas é nítido que estes dois grupos estão a falar de valores diferentes de liberdade.
O 1º grupo fala de liberdade político - econômica, em por fim a uma sociedade de classes sociais que gera opressão e desilgualdades e o 2º grupo fala de liberdade de mercado e no direito do patrão explorar o trabalho de outro e não no fim das desilgualdades.
Existem outros grupos também importantes na corrente libertária, mas neste momento preferi focar nos dois principais e mais conhecidos grupos que se reivindicam como libertários.

Fonte: Wikipedia

Texto de Eduardo Preto militante do núcleo pró FASP da capital.

Nenhum comentário: